Bem Viver, Elegância, Lifestyle  //  08.01.2021

Leitura do mês: Um Cavalheiro em Moscou

Adoro livros em que, por mais desafiadores que sejam as reviravoltas da trama, certos personagens não perdem a educação, o refinamento e a gentileza!

Como boa otimista que sou, acho inspirador ver o otimismo e a leveza de espírito sobreviverem a situações totalmente inesperadas e desfavoráveis.

E encontrei tudo isso em Um Cavalheiro em Moscou.

O livro do escritor americano Amor Towles é leve e bem escrito, o que torna a leitura rápida e bastante prazerosa. A obra foi considerada um fenômeno editorial nos Estados Unidos, tendo permanecido por quase um ano na lista de best-sellers do The New York Times e vendido mais de um milhão de exemplares.

O cavalheiro em questão é o Conde Aleksandr Rostov, condenado à prisão domiciliar perpétua no sótão do hotel Metropol, por ter, supostamente, praticado um crime político.

O hotel Metropol funciona na obra quase como um personagem, sendo um lugar associado ao luxo e sofisticação da antiga aristocracia de Moscou.

E mesmo após as transformações políticas que alteraram para sempre a Rússia no início do século XX, o hotel conseguiu manter seu glamour e continua sendo o destino certo de estrelas de cinema, diplomatas, militares e jornalistas. Servindo muitas vezes de palco para várias disputas que marcariam a história mundial.

O Conde que, graças a sua personalidade cativante e otimista, aliada à gentileza e sagacidade, soube lidar elegantemente com sua nova condição de prisioneiro ao longo dos anos e estabelecer laços com aqueles que vivem ao seu redor, principalmente os funcionários do hotel.

A contextualização histórica e política no desenvolver da história envolve o leitor, mas não podemos considerá-lo um romance histórico. Contudo, a obra pode servir de porta de entrada para quem pretende se aprofundar na interessante história da Rússia.

Sem dúvidas, Um Cavalheiro em Moscou é um livro delicioso, em que o autor consegue deixar claro, da maneira mais suave possível, que gentileza e boa educação não precisam ser deixadas de lado, nem em situações extremas!

Pois quando a vida torna impossível para um homem perseguir seus sonhos, ele maquina um jeito de persegui-los independentemente de qualquer coisa.

Compre o livro Um Cavalheiro em Moscou aqui

E o Kindle aqui

Bete Valente
Anterior
Próximo
Comente Aqui
0 Comentários em “Leitura do mês: Um Cavalheiro em Moscou”
Voltar para a home